É Tempo de Economizar Água. - Confiança
Área restrita

Insira o identificador: (verifique em seu boleto)

Plantão 24H   (27) 9 9719-2983

Área do condômino - Superlogica

É Tempo de Economizar Água.

6 de outubro de 2016

Com os efeitos de 3 (três) anos de estiagens, o Espírito Santo vem enfrentando uma das piores crises hídricas da sua historia, afetando a rotina 1.200.000 habitantes das cidades que compõe a Grande Vitoria, estabelecendo novos hábitos de consumo e controle dos desperdícios, seja em nosso lar, dos vizinhos e até mesmo na administração pública. O Governo do Estado juntamente com as Prefeituras, emitiu alertas à sociedade nos períodos de: Abril, Maio, Agosto e Setembro sobre a falta de chuvas, principalmente nas cabeceiras dos rios que contribuiu para a diminuição do volume nas nascentes. Segundo Agência de Recursos Hídricos (Agerh) a falta de chuva no período de Janeiro a Junho de 2016, representaram uma redução de 50% comparados ao ano anterior no seu volume, prejudicando a manutenção no abastecimento de água para população.

No último dia 17/09 em pronunciamento oficial o governador Paulo Hartung emitiu um alerta importante a população do Espírito Santo para incentivar o racionamento de água, pois segundo suas palavras “a Grande Vitória se encontra em um cenário critico”, tornando-se imprescindível a participação de toda a comunidade para superar esta situação adversa.

Então, a partir do último dia 20, Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP), autorizou a CESAN a praticar o sistema de rodízio nos fornecimentos de água para os municípios de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória, considerando os últimos gráficos de vazões emitidos pela Agência para os 30 dias anteriores, o Rio Jucu e o Rio Santa Maria da Vitoria, principais no abastecimento da região, estão com os níveis de água abaixo da zona critica. Diante da situação, o Governo do Estado, juntamente com as Prefeituras, devem adaptar seus Códigos de Postura / Conduta com o intuito de coibir o desperdício de água na lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com mangueiras, ainda a irrigação de gramados e jardins com a água fornecida pela concessionária.

Para organização do rodízio, os bairros foram divididos em sete regiões distintas, onde, uma em cada dia da semana terá o abastecimento suspenso no período de 24 horas sempre a partir das 12 horas com previsão de retorno às 12:00 horas do dia seguinte.

A fim de facilitar o acesso a informação sobre o rodízio, a CESAN disponibilizou através do site www.cesan.com.br no banner eletrônico: “Bairros da Grande Vitoria com Rodízio no Abastecimento”, um acesso rápido. Basta selecionar o município e bairro e automaticamente é demonstrado o dia da semana em que ocorrerá racionamento na região.

Neste momento de crise hídrica é necessário atenção de todos para o consumo consciente evitando o desperdício de um elemento vital para nossa existência, participando ativamente de medidas como, reflorestamento e os cuidados com a preservação das nascentes para manutenção deste bem tão precioso.

Redação: Guilherme de Castro

Revisão Ortográfica: Inamaria Nogueira

Fontes:

https://www.cesan.com.br/noticias/cesan-cria-sistema-de-busca-por-periodo-de-racionamento-de-agua/

http://incaper.es.gov.br/links

http://agerh.es.gov.br/

http://agerh.es.gov.br/Media/agerh/Sala%20de%20Situação/BV20160927.pdf

http://www.es.gov.br/_layouts/resultado-de-busca.aspx?k=crise%20hidrica

http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=320530&search=espirito-santo|vitoria

 

Whatsapp Chat
Enviar para o WhatsApp